28 de agosto de 2014

História e Literatura em discussão na Unifesp

A exemplo da experiência bem sucedida que tive na UFPI, acabei de criar um novo grupo de pesquisa vinculado à UNIFESP. Na essência, a proposta do grupo é praticamente a mesma do que já existia em Teresina: reunir os interessados em discutir as relações entre história, literatura e imprensa. Para além do caráter formal que o grupo terá, em face do seu cadastramento no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, uma das iniciativas que pretendo coordenar é a realização de reuniões periódicas em que seja possível analisar e discutir textos capazes de subsidiar a elaboração de monografias, projetos de pesquisa, dissertações, artigos, ensaios e outras produções. Os interessados em participar dessas reuniões podem me enviar um email (para denilson.botelho@unifesp.br) e em breve informarei local, data e horário dos nossos encontros quinzenais na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos).

O eixo central da abordagem que se pretende fomentar no grupo consiste em analisar a obra literária e sua relação com a sociedade, observando em que medida a obra reflete o meio e o tempo histórico em que está inserida, mas também o seu grau de intervenção na realidade. Privilegiando a materialidade do texto, interessa-nos a análise das condições concretas a partir das quais emerge a literatura. Da mesma forma, considera-se a imprensa objeto de investigação, especialmente no que tange às interlocuções com os escritores e o campo literário em geral. Em se tratando de um grupo criado no âmbito da história, trata-se de considerar a literatura um artefato historicamente construído, sendo que esta construção deve ser cuidadosamente examinada.

Por fim, vale ainda dizer que o grupo já nasce ligado ao Núcleo de Estudos de História, Literatura e Sociedade, o NEHLIS, sediado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Dessa ligação com os colegas de Florianópolis e também de diferentes universidades surgiu a iniciativa de organizar um Simpósio Temático no último Simpósio Nacional de História da ANPUH, realizado em Natal - RN, em julho de 2013. Certamente outras iniciativas nesse campo estão por vir.

Nenhum comentário: