17 de dezembro de 2011

Conquista do Mestrado em História do Brasil da UFPI

PROCAD é um Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da CAPES. Por meio de edital, esta agência seleciona projetos vinculados a programas de pós-graduação. O último edital, antes do atual, de 2011, havia sido lançado em 2007.

Segundo a CAPES, o PROCAD tem por objetivo "promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação".

Seu funcionamento se dá através de projetos que "serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as redes de cooperação".

O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da UFPI (avaliado com nota 3 pela CAPES, numa escala de 3 a 7), juntamente com os programas de pós-graduação em História da PUC-SP (nota 5) e da PUC-RS (nota 6), teve o projeto intitulado Cultura e cidade: agentes, linguagens e sensibilidades na construção do espaço urbano no Brasil desde o final do século XIX contemplado no edital de 2011, cujo resultado foi divulgado recentemente.

O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento e viabilizará, ao longo dos próximos 4 anos (2012-2015) variadas ações acadêmicas. O PPGHB/UFPI receberá professores e pesquisadores da PUC-SP e PUC-RS em missões de docência e pesquisa, da mesma forma que integrantes do PPGHB/UFPI realizarão missões similares em São Paulo e Porto Alegre.

Alunos do Mestrado em História da UFPI também realizarão missões de estudo junto aos programas de pós-graduação associados (PUC-SP e PUC-RS). E alguns professores do PPGHB/UFPI terão a oportunidade de realizar pós-doutorado.

O programa proponente também será beneficiado com investimentos na sua infraestrutura ao longo dos próximos quatro anos.

Dessa forma, o PROCAD conquistado pelo Mestrado em História do Brasil da UFPI será um importante instrumento para atender as mais recentes recomendações da CAPES aos programas com nota 3.

Nenhum comentário: