16 de junho de 2011

Caros amigos,

No dia 20 de junho, no salão nobre do Instituto de História será realizado um evento em homenagem ao Prof. Manoel Luiz Salgado Guimarães. Neste evento será exibido um pequeno documentário sobre o homenageado.

O convite eletrônico encontra-se em anexo. Toda ajuda na divulgação será bem-vinda. Contamos com a sua presença.

Se por ventura houver alguém nesta lista que não tenha conhecido o trabalho do Prof. Manoel, envio abaixo o link de um imperdível trabalho seu, que sem dúvidas, já é um clássico da historiografia brasileira e não deveríamos passar pela graduação sem lê-lo: Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Neste artigo da década de 1980, já se pode notar o esforço do autor em firmar no Brasil um campo de pesquisa sobre a produção do texto histórico, atentando não apenas para a dimensão estética deste último, mas também para suas dimensões éticas e políticas.


Contudo, embora hoje possamos ler o Manoel e me resulte simples enviar este link, não posso encaminhar num simples e-mail parte de outra importante face de seu trabalho como professor e historiador: as incontáveis horas de dedicação em aulas para a formação de homens viajadores do tempo. Só posso dizer, a título de depoimento, que suas aulas também eram acontecimentos. Eram espaço de produção de conhecimento, práticas em que teoria e ensino se imbricavam e o professor não era o único detentor das verdades, dono do conteúdo. Nem o aluno, por sua vez, mero recipiente destes, mas sujeito com autonomia de pensamento. Enfim, sujeito do processo ensino-aprendizagem, não apenas um simples objeto destinatário.

Muito obrigada.

Abraços,

Anita Lucchesi

Obs.: Essa mensagem foi recebida por e-mail.

Nenhum comentário: