25 de março de 2011

Historiadora da UFPI participará de Seminário Internacional no Rio de Janeiro

Nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2011 será realizado o 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus arquivos – Memória e Resistência. O evento acontecerá na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de Maria do Socorro Rangel, Professora do Departamento de Geografia e História da UFPI.


No dia 1º de abril, às 9 horas, a historiadora participará da mesa sobre “Memória e resistência dos trabalhadores na cidade e no campo”, coordenada por Leonilde Servolo de Medeiros, da UFRRJ. Ao lado de pesquisadores renomados, como José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ), Ludmila da Silva Catela (Universidade Nacional de Córdoba/Argentina) e Maria Aparecida de Aquino (Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP), a Profª Socorro Rangel vai compartilhar com os presentes resultados do seu trabalho de pesquisa sobre as ligas camponesas na Paraíba. A programação completa do evento pode ser acessada em http://www.an.gov.br/seminario/01.html .

A professora Socorro Rangel resume sua comunicação no evento da seguinte forma:

Quero, antes de tudo, neste exercício de pensar a memória das Ligas Camponesas, realçar a ausência de lugares de memória sobre esta experiência histórica e discutir o quanto esta falta agrava o silêncio a que foram submetidos os camponeses que nos anos 1950 e 60 lutaram pela reforma agrária no Brasil. Ao começar minha pesquisa sobre o tema, no final da década de 80, ouvi de um deles a dolorida constatação de que viviam “embutidos e assombrados”. Passados mais de vinte anos, eu me pergunto ainda sobre as possibilidades de entender, discutir e socializar as marcas deste silêncio vivido como uma solidão tão imposta como excludente. Também pretendo discutir os caminhos percorridos por mim ao longo destes muitos anos de pesquisa sobre as Ligas Camponesas como uma forma de dar publicidade às coleções que fui montando ao longo desse tempo e que, sei, precisam estar ao alcance de muitos outros. (Texto extraído do Caderno de Resumos do evento)

2 comentários:

Srta. Joaninha disse...

Nos historiadores vamos está muito bem representados por essa ilustre Profa.,ela que como todos seus ex alunos sabem tem imenso respeito e amor pelo oficio do historiador.Brilhante.

Joana

Srta. Joaninha disse...

Nos historiadores vamos está muito bem representados por essa ilustre Profa., ela como todos os seus ex alunos sabem tem respeito e amor pela pratica do historiador.Brilhante.