3 de fevereiro de 2011

VIII Encontro de História Oral do Nordeste

O VIII Encontro de História Oral da Região Nordeste cujo tema é Memórias, Saberes e Sociabilidades, convida pesquisadores, professores e demais interessados para discutir a relação entre história e memória, história oral e memória, expressões que suscitam profundas discussões teóricas e epistemológicas, que a cada momento questionam as práticas do historiador, pois este ao lidar com as memórias individuais e coletivas, oficiais e subliteradas, como fontes históricas, podem interferir na rede de saberes, historicamente erigida e ao mesmo tempo criar outras formas de sociabilidades, que são resultantes das formas de agir e interagir dos grupos sociais, bem como das vivências coletivas.

A sociedade moderna construiu a necessidade de instituir lugares e lugares de memória, de estabelecer datas comemorativas para lembrar alguns de seus, deixando a maioria no esquecimento, de modificar e instituir vivências de pessoas grupos sociais, instituições. Apesar do crescimento da produção historiográfica com a expressão memória no seu título ainda é difícil saber o que é memória e de que forma ela se constitui e se processa no conjunto das atividades do homem. Além disso, na própria oficina da história, memória e história podem ser vistas como coisas diferentes. A primeira pode ser tomada como um fato social, “pois fundamenta e reforça os sentimentos de pertecimento ao grupo”, já para a segunda, a prioridade é “discutir como os fatos sociais se tornam coisas”.

O emprego das expressões e o significado delas na produção historiográfica continuam propondo aos trabalhadores da oficina da Clio, desafios teóricos-metodologicos que atravessam o cotidiano deles e, por esta razão, precisam ser discutidos, avaliados e se possível vencidos. Nós, aprendizes de historiadores, lidamos com uma “multiplicidade de memórias fragmentadas e internamente divididas, todas de uma forma ou de outra, ideológica e culturalmente mediadas.” Sintam-se desafiados.

CRONOGRAMA:

Proposição de Simpósio Temático: 10 de janeiro a 21 de fevereiro de 2011;


Proposição de Minicursos: 10 de janeiro a 21 de fevereiro de 2011;

Divulgação das propostas de Simpósio Temático e de Minicursos: 28 de fevereiro de 2011.

Envio de resumo de comunicações orais e de pôsteres: 01 de março a 04 de abril de 2011;

Divulgação dos trabalhos aprovados e envio de cartas de aceite: 08 de abril de 2011:

Envio dos textos completos: 24 de abril;

Inscrição como ouvinte: 01 de março a 07 maio de 2011.

Nenhum comentário: