5 de agosto de 2010

Abertas inscrições para Congresso de História e Patrimônio Cultural

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos nos simpósios temáticos do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, que acontece de 11 a 15 de outubro, em Teresina, com o tema Memória, Cultura e Identidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto, nas seguintes modalidades: profissional apresentador de trabalho (associado da ANPUH), profissional apresentador de trabalho (não associado a ANPUH), apresentador de trabalho pós-graduando, apresentador de poster (graduando), ouvinte (alunos da graduação) e profissional ouvinte ( não associado a ANPUH).

Este evento é um espaço de discussão de saberes no campo da História, Arqueologia, Antropologia, Direito, Políticas Públicas, Educação, Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, com ênfase nesta edição para o patrimônio cultural de natureza imaterial [em 2010, completam-se 10 anos de aprovação do decreto 3.551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro] e para as reflexões sobre o ensino da cultura afro-brasileira e indígena.

É uma oportunidade singular para manter intercâmbio de idéias e experiências com especialistas locais e de outros centros de pesquisa e ensino do País e exterior. A intenção é ampliar as discussões das relações entre Memória, Identidade, Patrimônio, Cultura Afro-brasileira e Indígena, destacando a importância do Ensino e da Pesquisa, nesses campos de conhecimento.

Para maiores informações e inscrições acesse http://www.anpuhpi.org.br/congresso/

E os interessados estão convidados a participar do seguinte Simpósio Temático:

História e imprensa

Coordenadores: Prof. Dr. Denílson Botelho [Programa de Pós Graduação em História/UFPI], Prof. Ms. Antonio Fonseca dos Santos Neto [Departamento de História/UFPI]

O objetivo do Simpósio Temático é reunir pesquisadores de diferentes áreas [História, Letras, Ciências Sociais, Ciência Política, Antropologia, Comunicação Social e outras] cujo tema ou objeto de estudo seja a imprensa sob a perspectiva histórica. Trata-se de promover um espaço de interlocução entre aqueles que têm voltado suas investigações para o papel e o significado de jornais, revistas e periódicos em geral, que circulam ou circularam não só em Teresina e no Piauí, mas também no nordeste e qualquer outra região do Brasil. Da mesma forma, estão inseridas nesse campo temático as pesquisas sobre as relações entre história e jornalismo, entendidos enquanto formas de conhecimento da realidade que sugerem reflexões e análises indiscutivelmente relevantes sobre o ofício do historiador e do jornalista. Pretende-se contemplar também a trajetória e a obra dos mais variados intelectuais, escritores e jornalistas cujos textos foram difundidos e veiculados originalmente através da imprensa, desde que se verifique uma preocupação em analisar o lugar da mesma na produção intelectual em questão. Enfim, a imprensa aqui pode ser objeto de análise ou fonte para a pesquisa, merecendo em função disso algum tipo de reflexão por parte dos pesquisadores.

Nenhum comentário: