12 de fevereiro de 2010

Limana: a biblioteca particular de Lima Barreto

Há tempos deparei-me com um inventário dos livros que Lima Barreto possuía, publicado na magistral biografia do escritor, de autoria do historiador Francisco de Assis Barbosa, A vida de Lima Barreto. O inventário está também disponível para consulta aos pesquisadores na Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Estimulado por outras leituras, eu via naquele inventário um pouco do que foi o próprio Lima Barreto. Aliás, em se tratando de um escritor, eu via ali muito do que foi Lima Barreto. Num capítulo da minha tese de doutorado arrisquei o começo de uma investigação sobre o significado deste acervo.

Acabo de publicar na revista virtual Cadernos de História (http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria), uma publicação organizada pelo corpo discente do curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Campus Mariana, um artigo intitulado "A República na biblioteca de Lima Barreto: livros, leituras e idéias". Trata-se de um volume da revista dedicado ao tema "República, Democracia e Cidadania", de dezembro de 2009 (Ano IV, nº 2), mas que só agora veio a público.

Compartilho a publicação e fica aqui um convite à leitura aos eventuais frequentadores desse espaço virtual.

Nenhum comentário: