27 de outubro de 2009

Detetives do Passado

Hoje reproduzo aqui um convite das colegas Keila e Anita, pelo fato de tratar-se de louvável iniciativa no sentido de aproximar o meio acadêmico e as salas de aula do ensino médio e fundamental:




Está no ar o site "Detetives do Passado", projeto de atividades de investigação e pesquisa escolar. O projeto, integralmente financiado pela FAPERJ, consiste na realização de atividades investigativas, baseadas na internet, para serem realizadas por alunos da Educação Básica, tanto no ensino fundamental quanto no médio. Nesta primeira fase, realizamos 8 atividades, todas com o tema Escravidão no século XIX. Estamos planejando agora a sequencia do projeto, com desenvolvimento de atividades mais elaboradas do ponto de vista tecnológico (com inclusão de recursos de audio e vídeo) e também sobre outros temas.

Gostaríamos muito de saber a opinião de vocês a respeito do projeto, e também de contar com o apoio de vocês para divulgá-lo em suas listas. O projeto está disponível no endereço http://www.historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/ . Além do site, criamos o blog http://detetivesdopassado.blogspot.com/ para fomentar o intercâmbio de idéias entre pessoas interessadas em discutir metodologia do ensino de História.

Como o acesso a internet ainda é difícil em muitas regiões e escolas, fizemos uma edição de CDs para serem distribuídos às escolas. Se você souber de alguma escola/secretaria interessada em receber o CD, entre em contato!

Cordialmente,
Keila Grinberg e Anita Almeida
História - UNIRIO

Nenhum comentário: